Notícias

Tipos de máquina de usinagem e tipos de ferramentas de corte

Em mais um texto abordando o tema usinagem, iremos apresentar os tipos de máquinas e os tipos de ferramentas de corte que são usadas no processo de usinagem.

 

Dando prosseguimento ao aprendizado sobre o universo da usinagem, vamos falar acerca das máquinas e das ferramentas de corte:  A figura 1.4 abaixo mostra uma estrutura com várias máquinas, baseada no método de movimentação.  Atualmente, a utilização de centros de usinagem e centros de usinagem multi-tarefas tornou-se bastante popular.  A figura não entra em detalhes, mas é importante saber as várias máquinas disponíveis.

 

 

Veja abaixo os vários métodos de usinagem disponíveis.

 

 

Abaixo temos as máquinas e as especificações de cada uma delas

Torno é uma máquina utllizada para rotacionar a peça.  Enquanto esta rotaciona, uma ferramenta é utilizada para usinar o material na geometria desejada. Existem ferramentas para torneamento externo e interno.  As ferramentas utilizadas para mandrilar (torneamento interno) são geralmente chamadas de suportes para torneamento interno.

 

Fresadora é uma máquina que possui um eixo-árvore ao qual são fixadas as fresas.  Uma fresa é fixada ao eixo.  Com a fresa fixada, o eixo-árvore rotaciona e se move até o material para criar a geometria desejada.  Uma fresa é uma ferramenta de corte redonda com dentes na periferia e/ou topo.

 

Uma furadeira de bancada é uma máquina utilizada para furação, alargamento e rosqueamento.  Geralmente, as brocas utilizadas são de aço rápido com diâmetros de até 13mm.

 

Furadeira radial é uma máquina que pode ser utilizada nas mesmas aplicações que a furadeira de bancada.  A principal diferença é que peças maiores podem ser usinadas nesse tipo de furadeira.

 

Centro de usinagem é uma máquina que possui um sistema de troca automática de ferramentas (ATC – automated tool change system) e um controle numérico computadorizado.  Portanto, é possível realizar uma grande variedade de métodos de usinagem com alta eficiência.  No entanto, não é capaz de tornear.

 

Um centro de usinagem multi-tarefa possui as mesmas funções que um centro de usinagem. No entanto, essas máquinas normalmente possuem 2 eixos (principal e secundário), permitindo que váriuos métodos de usinagem sejam realizados (torneamento, fresamento, rasgo e geração de engrenagens).

 

Um torno automático é uma máquina utilizada para produção em massa.  Tornos automáticos incluem os de alimentação automática de barras. Há também, tornos automáticos que podem desempenhar uma grande gama de métodos de usinagem.

 

 

Tipos de ferramentas de corte

Existe uma grande quantidade de ferramentas de corte. Para ilustrar, selecionamos abaixo exemplos desse tipo de ferramenta (em ordem alfabética).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana teremos mais novidades no Blog da Usinagem. Siga-nos nas redes sociais ou cadastre-se para receber nossa Newsletter.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI CARBIDE, fresas de aço rápido, brocas, bits, bedames, pastilhas de solda, limas rotativas dentre outras.

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

Facebook: Facebook.com/FerrusiUsinagem

Instagram: Instagram.com/ferrusiusinagem

Página Relacionada: www.ferrusi.net/blog-da-usinagem

Matéria no NoticiadorWeb: Tipos de máquina de usinagem e tipos de ferramentas de corte

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 03/07/2019

Esta notícia já foi visualizada 566 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.