Notícias

História da Usinagem

Você sabia que as primeiras ferramentas de usinagem são do ano 2700 antes de Critos? Conheça um pouco da história de como evoluiu a usinagem. Boa Leitura!

 
 
 
 
As primeiras ferramentas utilizadas eram simples pedras e pedaços de madeira. Com o passar do tempo, perceberam que, se essas pedras e pedaços de madeira fossem quebrados ou modelado se tornariam ferramentas mais eficazes e eficientes. Como material a ser cortado era mais duro, foi necessário encontrar uma ferramenta de corte que também fosse mais dura. Foi isso o que levou a substituição da pedra como ferramenta de corte para utilização de bronze e ferro. A história do material a ser usinado e da ferramenta de corte é essa repetição: um material a ser usinado mais duro era encontrado e o material da ferramenta de corte também precisava ser mais duro.
 
 
 
História das ferramentas de corte
 
Os primeiros metais a serem utilizados como ferramentas de corte foram o cobre e o ouro. No entanto, foi somente após a invenção de uma técnica de obtenção de metal a partir do minério utilizando aquecimento e uma técnica para refinar o cobre derretido que começou-se a realmente utilizar os metais para ferramentas de corte. Entretanto, enquanto o cobre era derretido em baixas temperaturas e fácil de modelar, tinha o problema de ser muito mole. Para compensar essa desvantagem, foi introduzido uma liga de estranho e cobre, então o bronze foi desenvolvido. O bronze, com a vantagem de ser mais duro do que o cobre, tornou-se amplamente utilizado em ferramentas de corte.
 
Após algum tempo, o processo de refinamento do ferro foi desenvolvido, então houve uma rápida mudança da utilização do bronze para utilização do ferro como ferramenta de corte.
 
 
A invenção do aço rápido e daí em diante…
 
Apesar da história da raça humana ter progredido até as ferramentas de corte, havia ainda um problema: não havia ferramenta dura o suficiente para usinar ferro. A solução surgiu em 1898 com a invenção do “aço rápido“ (HSS). Devido a introdução do aço rápido houve uma melhora significativa na usinagem do ferro.
 
 
Na década de 1920, o cientista alemão, doutor Schroter, inventou o “metal duro“, um novo material para ferramenta de corte que era muito mais duro do que aço rápido.
 
Em 1926, uma empresa alemã chamada Friedlich Krupp começou a comercializar esses produtos sob o nome de “Wie diamant" (tão duro quanto diamante).
 
Em 1928, a General Electric (GE) dos Estados Unidos, começou a comercializar os produtos de metal duro sobre o nome de "Carboloy". Mais ou menos na época no Japão, Toshiba, Sumitomo, Mitsubishi Materials e outras empresas começaram suas próprias pesquisas de desenvolvimento com produtos de metal duro e aço rápido. 
 
Nos últimos 80 anos, desde a invenção do metal duro, várias tecnologias foram desenvolvidas, como as coberturas, cerâmicas, cermets e compactos policristalinos (compactos sinterizado super-endurecido).
 
Recentemente a tecnologia da informação de cristal de diamante na superfície de metal duro também foi inventada. Com desenvolvimento de novas tecnologias, temos visto o aumento da qualidade das ferramentas de corte, o que também leva a um aumento das velocidades de corte que podem ser utilizadas.
 
 
 
CURIOSIDADE – História da broca: foi encontrado no Egito e datado da época da era de 2700 antes de Cristo uma broca simples que é usada que eu usava um piso de pedra. Mesmo em outros países, muitos acessórios específicos de furação for encontrados em tumbas. A figura do lado direito mostra uma bronca simples que trabalhava em rotação contínua.
 

Na próxima semana teremos mais novidades no Blog da Usinagem. Siga-nos nas redes sociais ou cadastre-se para receber nossa Newsletter.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI CARBIDE, fresas de aço rápido, brocas, bits, bedames, pastilhas de solda, limas rotativas dentre outras.

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

Facebook: Facebook.com/FerrusiUsinagem

Instagram: Instagram.com/ferrusiusinagem

 

Página Relacionada: www.ferrusi.net/blog-da-usinagem

Matéria no NoticiadorWeb: História da Usinagem

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 27/06/2019

Esta notícia já foi visualizada 761 vezes.

William Gama disse:

Ótimas informações! Matando a curiosidade sobre a história da usinagem e o desenvolvimento e avanço das ferramentas de corte!!! Deixo meu like!

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.