Notícias

Ferramentas de Corte e Usinagem – O que é usinagem?

Para onde quer que você olhe sempre encontrará coisas de metal. Você já parou para pensar como essas coisas são fabricadas? Bem, um dos métodos mais comuns de fabricação é a "Usinagem".

Por que as ferramentas de corte podem remover metal?
 


O que significa “corte”? Vamos pegar exemplos simples. Imagine você descascando uma maçã ou usando uma plaina na carpintaria. Quando você descascar uma maçã ou usa uma plaina para transformar um pedaço de madeira num formato específico cortando ou descascando, películas são removidas e cavacos são gerados. Basicamente, usinagem e/ou corte é uma operação em que um objeto é transformado em um formato específico utilizando uma lâmina afiada.

Durante a usinagem, o objeto que está sendo usinado (de agora em diante: peça) e a lâmina de corte (de agora em diante: aresta de corte) estão sujeitos a forte impacto e atrito no ponto de contato.


Para tornar a usinagem possível é essencial que a aresta de corte seja mais dura do que o material da peça. Utilizando os exemplos acima, uma faca é mais dura do que a maçã e a lâmina da plaina é muito mais dura do que o pedaço de madeira, portanto, a usinagem é possível. O mesmo acontece na usinagem de objetos metálicos. A aresta de corte precisa ser mais dura do que o material usinado.

Normalmente, diz-se que uma ferramenta de corte precisa ser, no mínimo, 3 vezes mais dura do que o material da peça.

 

O que acontece realmente na aresta de corte durante a usinagem?

 
A figura 1.2 mostra a relação entre a aresta de corte e a peça durante a usinagem.
 
No ponto de contato o material e aresta de corte colidem e, como resultado, o metal é removido. As tiras de metal removidas pela aresta de corte são chamadas de “cavacos“ ou “aparas“.
 
 
 
Na usinagem de metais, aresta de corte está sujeita a impactos severos e temperaturas extremamente altas. Quanto mais rápido o material da peça e aresta de corte colidem e se atritam, mais alto fica a temperatura da aresta de corte. Geralmente, a aresta de corte pode atingir a temperatura aproximada de 800 °C.
 
 
 
Você já notou que: nós nem pensamos nisso, mas todos os dias utilizamos algum tipo de ferramenta de corte. Por exemplo, na cozinha você tem faca de pão, ralador de queijo e descascador de batata. No escritório você tem apontadores, guilhotinas. Tudo isso são formas variadas de ferramentas de corte.
 
 
ANOTE PARA NÃO ESQUECER:
  • Usinagem é um processo em que uma ferramenta de corte dura Colíder e atrita com o material mais mole.
  • É essencial que a ferramenta de corte seja, no mínimo, três vezes mais dura do que o material a ser usinado.
  • Ao usinar, a aresta de corte está sujeita a severos impactos e altas temperaturas.
  • “Aço rápido“ e “Metal duro“ são utilizados como  materiais de ferramenta de corte.

 

Na próxima semana teremos mais novidades no Blog da Usinagem. Siga-nos nas redes sociais ou cadastre-se para receber nossa Newsletter.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI CARBIDE, fresas de aço rápido, brocas, bits, bedames, pastilhas de solda, limas rotativas dentre outras.

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

 

 

Página Relacionada: http://www.ferrusi.net/blog-da-usinagem

Matéria no NoticiadorWeb: Ferramentas de Corte e Usinagem – O que é usinagem?

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 19/06/2019

Esta notícia já foi visualizada 962 vezes.

Valdemir Araújo de Castro disse:

Muito obrigado, parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.