Notícias

O que é usinagem?

Se você está iniciando na área de Usinagem e ainda tem algumas dúvidas, esse texto é para quem está começando e quer saber onde se aplica e as atividades de quem atua nesse segmento.

 

Desde os primórdios a humanidade sente a necessidade de inventar e se reinventar. Atualmente temos uma tecnologia até pouco tempo inimaginável e, se chegamos até aqui, é graças à força de vontade do ser humano, que nunca está satisfeito e vive na busca incansável de se remodelar. Um ponto chave para a nossa evolução como espécie é o uso de ferramentas. Nossos antepassados das cavernas usavam pedras e madeiras para bater, quebrar, criar e ter fogo.

 

Com o passar do tempo, o homem descobriu que era possível criar ferramentas a partir de materiais como o cobre, o ouro e o bronze, e com formas diferentes, assim podendo usá-las para inúmeros tipos de atividades. Mas foi com o cobre e o ouro, que utilizamos pela primeira vez ferramentas de corte. A partir disto, várias técnicas foram inventadas e usadas. Desde a introdução do estanho ao cobre, dando vida ao bronze, até o refinamento do ferro.

 

Hoje, com a população mundial infinitamente maior do que em qualquer outro tempo passado, cresce a necessidade pelas ferramentas. E, para facilitar nossas vidas, existe a usinagem, que nada mais é que uma forma de fabricação que utilizamos para criar objetos de metal – além de uma alternativa a moldagem e a fundição. É através da usinagem que temos a capacidade de criar peças muito finas e bem detalhadas – como pequenos parafusos de aço -, e outras maiores – como componentes automotivos. Traduzindo: a usinagem (corte) é a arte de transformar um objeto em um formato específico a partir de uma lâmina afiada.

 

O estudo da usinagem é baseado na mecânica (cinemática, atrito e deformação), na termodinâmica (geração e propagação de calor) e nas propriedades dos materiais. A usinagem está envolvida nas relações de ferramenta, máquina-ferramenta, produtividade, meio ambiente, processo de usinagem, componente e parâmetros de corte. Todos esses fatores estão envolvidos de forma direta e indireta nos processos de usinagem.

 

Para quem procura estudar e trabalhar com a usinagem, o mercado estudantil se encontra bem extenso. Desde cursos a níveis superiores, até cursos técnicos. O curso superior de Fabricação Mecânica é um dos que deixa o estudante apto a coordenar equipes no processo de produção de usinagem; já o curso de Aprendizagem Industrial – Mecânico de Usinagem qualifica o profissional de forma técnica; esses cursos estudam a importância da usinagem na indústria metal mecânica, a classificação dos processos e outros assuntos mais aprofundados.

 

Mesmo com o avanço tecnológico, onde a maior parte da atividade é automática, a usinagem, como dito mais acima, é uma arte. Perfurar, moldar, fresar e moer – tudo isso pode não ser feito à mão, como um tricô, mas, na Era das Máquinas, é, de alguma forma, um trabalho artesanal.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI MATERIALS fresas de aço rápidobrocasbitsbedamespastilhas de soldalimas rotativas dentre outras.

 

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

Página Relacionada: www.ferrusi.net/blog-da-usinagem

Matéria no NoticiadorWeb: O que é usinagem?

Autor: Blog da Usinagem

Data de Publicação: 07/06/2019

Esta notícia já foi visualizada 802 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.