Notícias

Como o Light Design pode melhorar a produtividade de seus funcionários

“Se eu for desenhar numa prancheta, eu preciso de uma boa iluminação ali, focada, que venha de cima. Com uma iluminação mais clara, mais apagada, eu vou forçar a vista, vou cansar meus olhos, e isso vai refletir no meu desempenho”, explica Flora Barros.

 

Toda empresa almeja e precisa de uma equipe que renda e entregue resultados, pois a produtividade deles está diretamente ligada ao lucro desta empresa. Quando nada disso acontece e os funcionários não produzem o suficiente, algo está errado. E esse erro pode estar na iluminação do ambiente de trabalho, que pode facilmente diminuir o nível de produtividade dos trabalhadores. Neste texto você encontra dicas e sugestões da arquiteta Flora Barros sobre como melhorar o desempenho dos funcionários no ambiente de trabalho.

 

O light design engloba a iluminação de destaque, de tarefa, de efeito e a iluminação geral. Ela tem o objetivo de melhorar a percepção do ambiente através da luz. E isso pode ser feito nas empresas, indústrias, escritório, e até na sua casa. Além de valorizar o ambiente em si.

 

“Se eu for desenhar numa prancheta, eu preciso de uma boa iluminação ali, focada, que venha de cima. Com uma iluminação mais clara, mais apagada, eu vou forçar a vista, vou cansar meus olhos, e isso vai refletir no meu desempenho”, explica Flora Barros.

 

Flora diz que também é preciso ter cuidado para onde a luz está focando: “Em um local onde se usa computadores, por exemplo, deve-se ter cuidado com a luz refletindo na tela. A iluminação tem que vir de outra direção. O mesmo cuidado deve ser tomado para que a luz não fique de frente para o trabalhador, pois isso vai ofuscar sua visão. Tudo isso deve ser calculado”.

 

Mas não é só a partir da iluminação artificial que podemos trabalhar com o light design. A luz natural também pode ajudar – e muito – a manter um ambiente bem iluminado. Em alguns casos, durante o dia, não é necessário acender uma lâmpada mesmo estando em um local fechado. Como acontece no complexo do Ciudad de las Artes y las Ciencias, em Valência, na Espanha.

 

Ciudad de las Artes y las Ciencias – projetado por Santiago Calatrava e Félix Candela

 

Vale lembrar que aproveitar a luz natural, não significa que devemos esquecer a luz artificial. A luz do Sol é um pouco prejudicada no inverno, então utilizamos a iluminação artificial. O mesmo acontece à noite. É preciso casar os dois tipos de iluminação. O light design deve estar inserido em ambas situações”, explica a arquiteta.

 

Certo. Mas como podemos trabalhar o light design com a luz natural?

As aberturas zenitais (aberturas na cobertura da edificação) servem tanto para melhorar a iluminação do ambiente, como também iluminar o ambiente por motivos estéticos.

Há diferentes formas de se utilizar o artifício da abertura zenital. Alguns tipos são mais comuns, como os sheds e os lanternins, cujos formatos são muito utilizados em shoppings, fábricas e museus. Estes tipos de abertura zenital também podem ajudar na produtividade dos funcionários de outra forma: ventilação natural.

 

Tipos de iluminação zenital.

 

Outros tipos de abertura zenital – estas mais utilizadas em ambientes residenciais – são : a claraboia e a pérgola. A pérgola, como mostra a imagem abaixo, pode servir também como iluminação de efeito, já que ela deixa sombras desenhadas no chão do ambiente. Já a claraboia consegue dar uma luz mais focada, como explica a arquiteta: “A claraboia é uma abertura no teto em que o Sol incide diretamente. Se você tem uma sala fechada, sem janelas, a claraboia pode ajudar a fazer com que a luz do Sol já faça uma iluminação geral no ambiente”.

 

Pérgola em Longquanguan, na China

 

 

Gostou dessas dicas e quer implementar no seu ambiente? Para conferir os serviços oferecidos pelo escritório Flora Barros Arquitetura, realizar orçamentos ou tirar dúvidas sobre projetos de arquitetura e iluminação, acesse o site www.florabarros.arq.br ou ligue para (81) 99268.7639.

 

Flora Barros Arquitetura está localizada em Recife e é especializada em Projetos de Iluminação (Light Design) e também: Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Projetos de Construção, Processos de Regularização Fundiária e Lei do Puxadinho. Para entrar em contato com o escritório, ligue para o Fone: (81) 99268.7639, e-mail: contato@florabarros.arq.br – Website: www.florabarros.arq.br

 

Página Relacionada: www.florabarros.arq.br/light-design.html

Matéria no NoticiadorWeb: Como o Light Design pode melhorar a produtividade de seus funcionários

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 29/03/2019

Esta notícia já foi visualizada 194 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.