Notícias

3 dicas de iluminação para melhorar a ambientação da sua sala de estar

Estas dicas são uma contribuição do escritório Flora Barros Arquiteturaque é parceira do Portal do Locadorna produção de conteúdo no seu ramo de atuação

 

A iluminação é fundamental para valorizar a decoração e transformar uma sala visivelmente fria em um espaço aquecido e temático. É importante que sala esteja sempre iluminada, mas uma iluminação geral não basta. Deve-se dar destaque aos objetos decorativos e aos móveis. Trabalhar a luz do ambiente é fazê-la jogar para o seu time. A arquiteta Flora Barros dá 3 dicas de iluminação para se ter uma sala de estar aconchegante para quem a visualiza.

 

ILUMINAÇÃO DE EFEITO

Por mais que a iluminação geral ilumine toda a sala de forma eficaz, nos dando conta das dimensões do ambiente, ela não destaca a decoração. Não adianta ter uma sala bem iluminada se os objetos permanecem apagados. Flora Barros diz que é necessário destacar pontos importantes da sala para dar vida ao ambiente e que a própria iluminação de efeito pode virar um objeto de destaque.

Se eu coloco próximo à parede uns soquetes no piso, eu consigo fazer um desenho na parede. Eu posso colocar uma arandela na parede e fazer um desenho de uma borboleta. O que funciona como algo estético”.

 

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE

Quando a ideia é destacar um quadro ou uma obra de arte, Flora Barros indica que a luz de destaque deve ser mais forte que a geral em termos de fluxo luminoso. “Se você mantém a luz ambiente em 500 ou 300 lúmens, no destaque vai para os 600 ou 700 lúmens, que é para poder enxergar que ali tem uma iluminação maior”. A iluminação de destaque pode ser usada a partir de uma cristaleira, que serve para iluminar itens presentes nos móveis, e por meio de luminárias tipo spot de luz, para destacar objetos na parede.

Para iluminar um quadro, por exemplo, a luz deve ser um led com índice de reprodução de cor alto”.

Existe também a iluminação de destaque focada nas tarefas. Diferentemente da iluminação que destaca os objetos e as obras de arte, que deve ficar ligada o tempo todo, a iluminação para tarefas é aquela que só é ligada apenas quando há uso por parte do usuário. “Você consegue ler um livro apenas com a iluminação geral, mas é ideal que você tenha uma segunda lâmpada. Para isso você pode usar um abajur, que é pontual”.

 

ILUMINAÇÃO INDIRETA

Um dos problemas mais comuns na sala de estar é quando a luz ambiente reflete na televisão e atrapalha quem está assistindo. Nesse caso, Flora revela que a iluminação indireta é a solução. E uma solução simples. “A luz não pode estar com um foco. Se você põe um plafon na lâmpada é bem provável que irá refletir na tv. Principalmente se o teto não for muito alto. O ideal seria uma sanca, pois sai uma luz difusa”.

No caso da sanca é importante salientar que ela não deve ser coloca em cima da tv. Não por refletir na tela, mas pela quantidade de luz que a lâmpada vai enviar, ficará difícil enxergar a imagem, tendo que aumentar o brilho da tv e, assim, perdendo a qualidade.

Já para os amantes da sétima arte que gostam de reunir os amigos e fazer uma sessão de cinema na sala de estar, Flora conta com uma dica básica e fácil. Basta apagar a iluminação geral e manter alguma iluminação de destaque ou de efeito.

Você pode manter apenas um abajur ligado. Só pra não ficar uma escuridão total e a luz poder te auxiliar caso queira se levantar”.

 

Flora Barros Arquitetura está localizada em Recife e possui especializada em Projetos de Iluminação (Light Design) e também: Projetos de Arquitetura e Urbanismo, Projetos de Construção, Processos de Regularização Fundiária e Lei do Puxadinho. Para entrar em contato com o escritório, ligue para o Fone: (81) 99268.7639, e-mail: contato@florabarros.arq.br – Website: www.florabarros.arq.br

 

Página Relacionada: www.florabarros.arq.br

Matéria no NoticiadorWeb: 3 dicas de iluminação para melhorar a ambientação da sua sala de estar

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 31/01/2019

Esta notícia já foi visualizada 166 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.