Notícias

Equipamentos para compactação de solo movidos a bateria são lançados pela Wacker Neuson

Com a nova placa vibratória compactadora elétrica AP1850e e os compactadores elétricos AS50e e AS30e, a fabricante é pioneira no mercado brasileiro a oferecer equipamentos compactos com zero de emissão.

A Wacker Neuson dá um salto importante para a redução das emissões no canteiro de obras. A fabricante acaba de lançar no mercado brasileiro dois novos equipamentos elétricos: a placa vibratória compactadora modelo AP1850e, e os compactadores elétricos modelos AS50e e AS30e. A letra "e" verde na nomenclatura dessas máquinas significa emissões zero, mais conforto na operação, e alto desempenho. Com isso, a Wacker torna-se a primeira no mercado brasileiro a oferecer equipamentos compactos com zero de emissão.
 
A motorização elétrica representa uma evolução importante para a indústria da construção. “As cidades estão cada vez mais exigentes no controle das emissões de CO2”, observa Roberto Martinez, diretor-presidente da Wacker Neuson Brasil.
 
“Especialmente no caso de empresas locadoras, esses equipamentos de emissão zero são um complemento interessante na frota, já que muitos clientes precisam de máquinas com configuração específica para determinados projetos, como restauração de construção de interiores, obras em locais fechados e túneis, que estão sujeitas a normas rígidas no que diz respeito ao cumprimento de emissões de gases e ruídos”, complementa.
 
Emissão zero
 
Com um equipamento de emissão zero o cliente pode aumentar a rentabilidade ampliando o escopo de trabalho, já que se utiliza a mesma bateria tanto para a placa vibratória como para os compactadores elétricos. De acordo com Stefan Pfetsch, gerente da Wacker Neuson Produktion GmbH & Co.KG em Reichertshofen, durante o processo de desenvolvimento desses equipamentos houve estreita colaboração e parceria dos clientes.
 
“Com a nova linha de equipamentos elétricos, a Wacker Neuson dá um passo importante para incorporar, em médio prazo, uma solução sem emissão de gases aos seus principais produtos”, garante Stefan.
 
Outro ponto importante, segundo ele, é a redução dos custos operacionais. Por serem elétricos, não requerem as típicas intervenções de manutenção obrigatórias exigidas aos modelos convencionais. Também proporcionam economia de até 70% em custos de energia.
 
Baterias modulares
 
Uma grande vantagem desses equipamentos é o conceito modular. Como as baterias e carregadores usados nas placas vibratórias possuem os mesmos módulos dos compactadores elétricos da Wacker Neuson, aumentam a flexibilidade de trabalho e, acima de tudo, a lucratividade. Os clientes podem utilizar uma bateria em qualquer um dos dois equipamentos, enquanto nesse meio tempo carregam a energia de outra.
 
“Além disso, a bateria pode ser removida sem ferramentas, para o usuário trocar uma descarregada por outra carregada, sem dificuldade e em poucas etapas”, detalha Stefan.
 
Esse sistema de baterias desenvolvido pela fabricante foi concebido especialmente para trabalhar com máquinas vibratórias e nos ambientes mais exigentes.
 
Placa vibratória compactadora AP1850e
 
Além de ser utilizada em obras de compactação de solos granulares ou de asfalto e vibração, a placa vibratória compactadora AP1850e tem versatilidade de aplicação em locais como valas e áreas de cofragem. O equipamento também é uma solução para aplicações em obras de reservatórios de água, já que os modelos com motor a combustão não são permitidos nesses locais.
 
"Um dos requisitos apresentados pelas empresas e usuários de placas vibratórias sem emissões é, por exemplo, que elas consigam trabalhar durante um dia inteiro sem necessidade de recarregar a bateria. E a AP1850e é totalmente capaz de oferecer isso, garantindo produtividade aos clientes”, complementa Stefan Pfetsch.
 
“A AP1850e é a única placa vibratória no mercado com marcha de avanço sem correias trapezoidais, uma vez que o motor é montado diretamente na placa base. Nesse aspecto, as necessidades de manutenção e os custos são ainda menores”, explica Roberto Martinez. A placa está disponível nas opções com ou sem reservatório de água.
 
Compactadores elétricos
 
Composta pelos modelos AS50e e AS30e, os compactadores elétricos Wacker Neuson dispõem de maior autonomia com aumento de 50% no tempo de funcionamento, graças às células de última geração que compõem a bateria.
 
Na aplicação prática, os compactadores continuam com a mesma produtividade: “Os clientes podem mudar para as novas versões elétricas a qualquer momento e extrair os mesmos benefícios que desfrutavam nas versões anteriores”, explica Roberto Martinez.
 
O modelo AS30e, de menor porte, é especial para compactação de áreas entre tubulações, enquanto o AS50e é projetado para todas as aplicações clássicas de um compactador. A extensão do tempo de operação desses modelos elétricos pode ser obtida graças ao aumento do nível de energia da bateria, que subiu de 600 para 1000 watts-hora. Com isso, o tempo de operação do compactador melhorou em 50% (30 minutos no modelo AS50e e 45 minutos no AS30e).
 
De acordo com a fabricante, os clientes que já têm um compactador elétrico podem mudar facilmente para esta nova bateria, porque o design, as conexões e o manuseio permanecem os mesmos. Também poderão ser utilizados os mesmos carregadores de bateria.
 
Fonte: Analoc

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Equipamentos para compactação de solo movidos a bateria são lançados pela Wacker Neuson

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 10/12/2018

Esta notícia já foi visualizada 227 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.