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Canteiro de obras Elétrico da Volvo CE e da Skanska prevê redução de 25% no custo total das operações

Projeto de pesquisa realizado na Suécia mostra resultados excepcionais, incluindo a redução de 98% em emissões de carbono.

 

Durante os últimos meses, a Volvo CE e a Skanska testaram na pedreira Vikan Kross, na Suécia, a viabilidade do projeto de pesquisa Electric Site (Canteiro de Obras Elétrico) por meio da utilização de protótipos que eletrificam cada estágio do transporte em uma pedreira, da escavação à britagem primária, e o transporte até a britagem secundária.  De acordo com a Volvo CE, os resultados apresentados animam o setor para um futuro com locais de trabalho até dez vezes mais eficientes, com zero acidentes, zero paradas não programadas e zero emissões.

 

"Tivemos um progresso incrível, aprendemos muita coisa e vimos um potencial enorme em relação aos benefícios ambientais, de eficiência, segurança e custos das soluções do Electric Site", diz Uwe Müller, Chief Project Manager do Electric Site na Volvo CE. “Decidimos que queremos aprender mais, e assim iremos estender o nosso período de testes com a Skanska até o fim do ano. Os resultados que obtivemos até agora confirmam que este projeto de pesquisa é um passo à frente na transformação da indústria de extração de material em pedreiras e agregados, e na criação de pedreiras livres de emissões", destaca.

 

O projeto incorpora protótipos de máquinas elétricas e autônomas da Volvo CE, novos métodos de trabalho e sistemas de gerenciamento de local que, juntos, formam uma solução completa para locais de trabalho. A nova tecnologia abrange sistemas de controle de máquinas e frotas, e soluções de logística para máquinas elétricas em pedreiras.

 

Oito transportadores de carga HX2 autônomos elétricos à bateria estão envolvidos no projeto Electric Site. Eles transportam o material do britador móvel primário até o britador fixo secundário. Em relação à utilização de energia por tonelada, as HX2 provaram a capacidade de ajudar a Volvo CE a dar um enorme salto na obtenção de sua visão de futuro na qual os locais de trabalho serão dez vezes mais eficientes. Os protótipos de segunda geração incorporam tecnologias e componentes compartilhados do Grupo Volvo. Eles usam uma bateria de íons de lítio para alimentar dois motores elétricos que impulsionam a máquina; o sistema hidráulico é acionado por um motor elétrico adicional. A HX2 é equipada com um sistema de visão que permite detectar seres humanos e obstáculos nas proximidades. Ela pode seguir um percurso ajustável e pré-programado com GPS.

 

O protótipo de carregadeira de rodas híbrida elétrica LX1 proporcionou um aumento de eficiência energética de mais de 50% na pedreira, bem como reduções significativas em emissões e poluição sonora, se comparada a seus similares convencionais. Sua tarefa foi organizar as pilhas de material no local. A LX1 é uma série híbrida que incorpora um eixo propulsor que consiste em motores de acionamento elétricos montados nas rodas, sistema hidráulico acionado eletricamente, um sistema de armazenamento de energia, um motor a diesel significativamente menor e uma nova arquitetura de máquina, incluindo um novo projeto da unidade de elevação. É essa combinação que permite o ganho substancial de eficiência energética.

 

Já o protótipo de escavadeira de 70 toneladas conectada por cabo e com acionamento duplo EX1 carregou o britador primário na pedreira. A máquina básica para a EX1 é uma escavadeira de esteiras Volvo EC750 que foi atualizada para incorporar um motor elétrico, além do motor a diesel. Na pedreira, a máquina foi conectada à rede elétrica, e assim as emissões foram zero. Se o cabo está conectado, a EX1 dá a partida automaticamente no modo elétrico. Se não estiver, irá dar a partida no modo de diesel. A EX1 é operada exatamente da mesma forma que uma escavadeira Volvo convencional.

 

"O projeto Electric Site é um exemplo de como estamos trabalhando para chegar a um futuro sustentável. Agora iremos amadurecer as tecnologias envolvidas e a confiabilidade do conceito. Desenvolver, testar e validar protótipos de máquinas com um cliente no estágio inicial do processo acelera o desenvolvimento e gera mais valor para nós e para nossos clientes", declara Melker Jernberg, Presidente da Volvo CE.

 

Nota: Israel Leal da equipe do Portal do Locador viajou a convite da Sobratema para fazer parte da equipe de jornalistas para participar das coletivas de imprensa da M&T Expo 2018

Página Relacionada: www.mtexpo.com.br

Matéria no NoticiadorWeb: Canteiro de obras Elétrico da Volvo CE e da Skanska prevê redução de 25% no custo total das operações

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 03/12/2018

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