Notícias

Prefeitura de Ilha Bela pretende fazer Locação de balsas para resolver problema de demora na travessia

Turistas enfrentaram filas de até sete horas no feriado de 12 de outubro. Na temporada, oito balsas farão a travessia entre São Sebastião e Ilhabela.

Após filas de espera de até 7h para travessia entre São Sebastião e Ilhabela no último feriado, a Dersa anunciou reforço na operação das balsas no litoral norte de São Paulo. Uma embarcação, que estava em manutenção, será usada no feriado de Finados e, para a alta temporada, a Dersa vai adotar a oitava balsa na travessia. A empresa também informou catamarãs para travessia de pedestres no verão.

A medida foi anunciada nesta quinta (18) por causa da ineficiência do sistema, sobretudo, no último dia 12. Na ocasião, a cidade tinha 90% de ocupação na rede hoteleira, mas a travessia dificultou a vida dos turistas. O serviço, que conta com seis balsas, operava apenas com quatro por causa de manutenções.

A prefeitura tenta viabilizar uma solução ao problema e disse que já vinha negociando com a Dersa – ligada ao governo estadual – o reforço no serviço antes do início dos problemas no feriado. Em janeiro de 2018, ainda na temporada, os comerciantes enviaram ofícios à prefeitura cobrando solução ao problema.

Sem retorno, A Prefeitura de Ilhabela anunciou em agostoque pretendia intervir com a aquisição ou locação de balsas com verba municipal para conceder à empresa e tentar minimizar a demora na travessia; além de estudar a privatização do serviço.

Após o caos, a Dersa anunciou a operação de uma das balsas, que passava por reforma, para o próximo feriado, o que vai ampliar em 104 veículos a capacidade de travessia.

A oitava balsa vai ser incorporada à frota até o fim do ano. O veículo passa por uma manutenção. A Dersa também vai incluir a travessia exclusiva de pedestres para desafogar a travessia de automóveis, permitindo que mais veículos sejam transportados por vez – hoje os pedestres e veículos dividem espaço nas embarcações.

O valor da travessia para carros é de R$ 19 nos dias de semana e R$ 28,50 aos sábados, domingos e feriados.

 

Fonte: G1

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.