Notícias

ONG Visão Mundial incentiva jovens do Recife a transformarem a cidade com festival e laboratório de ideias

A partir do dia 17/9 (segunda-feira) até o dia 21/9 haverá um laboratório de ideias no Porto Social para 30 jovens;Encontro acontece nos dias 21 e 22 de Setembro, na Igreja A Ponte, com programação diversa;Objetivo dos encontros é impulsionar ideias e engajar jovens para transformação social da cidade.

 

A juventude é uma fase em que as pessoas se preocupam bastante com o futuro. Porém, muitas vezes, a capacidade de protagonismo dos jovens para o desenvolvimento das ideias em favor da sociedade não é valorizado. Com o objetivo de incentivar a juventude do Recife para se engajar e construir iniciativas para mudar o contexto social da cidade, a ONG Visão Mundial vai promover um laboratório de ideias com 30 jovens no Porto Social entre os dias 17 e 21 de setembro. Nos dias 21 e 22, vai acontecer o primeiro Festival da Juventude na Igreja A Ponte com uma programação gratuita repleta de palestrantes e apresentações artísticas. Inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/FestivalVMB.

"Os jovens tem feito a diferença no mundo todo com startups e novas abordagens para tratar os velhos e novos problemas da sociedade. Acreditamos que a juventude local pode aplicar o seu talento no desenvolvimento de iniciativas inovadoras e sustentáveis com capacidade de contribuir efetivamente no bem estar infanto-juvenil em Recife", afirma Kess Jones, coordenador dos projetos da Visão Mundial em Recife. A expectativa é alcançar 600 jovens com a programação.

Diante de uma das maiores crises no Brasil, social e política, o Festival da Juventude surge com o objetivo de causar a reflexão e engajamento dos jovens recifenses. Para isso acontecer na prática, a Visão Mundial se uniu ao Porto Social para que cerca de 30 jovens entre 14 a 18 anos possam criar soluções inovadoras e sustentáveis com foco no desenvolvimento de ações práticas que contribuam para a redução dos homicídios do público infanto-juvenil na cidade do Recife e Região Metropolitana. Os interessados em participar voluntariamente do laboratório de ideias do dia 17 ao dia 21 de setembro devem mandar um email para: kess_jones@wvi.org .

Já o festival acontece na sexta-feira (21), às 19h, e no sábado (22), às 14h, na Igreja A Ponte, com apresentações de artistas locais, intervenções culturais e urbanas, plenárias e painéis com lideranças de movimentos locais discutindo sobre missão, política, problemas sociais e espiritualidade nos contextos urbanos.

A programação irá contar com temas como: Descobrindo a vocação, com o pastor Davi Lago, Engajamento Cívico, com o empreendedor social Fábio Silva, Direitos Humanos, com o pastor Tales Ferreira, Política Brasileira, com o pastor José Marcos, o Evangelho e a Fake News, com o pastor Daniel Caveira. 

O engajamento da juventude é essencial para transformação do contexto atual do Recife, pois segundo o IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Grande Recife recebeu o título de região metropolitana que mais piorou no Índice de Vulnerabilidade Social do Brasil entre os anos de 2011 e 2015. De dez locais pesquisados pelo Instituto para a construção do novo Atlas da Vulnerabilidade Social, quatro apresentaram aumento do índice. A capital pernambucana e seu entorno dispararam e estavam 16,3% mais vulneráveis em 2015 do que em 2011.

Em Recife, a Visão Mundial atende mais de 1.000 crianças e adolescentes com projetos na área de educação em parceria com escolas públicas por meio do Conexão Escola, metodologia de prevenção à violência e fortalecimento psicosocial-emocional e cognitivo da criança. Durante a semana, a ONG recebe cerca de 70 crianças na sede dos projetos, localizada na comunidade de Guabiraba, e oferece aulas de música com rabeca e violão, além de oficinas para estimular práticas de leitura e escrita das crianças e adolescentes.

SERVIÇO
Laboratório de Ideias
Data: 17/9 a 21/9
Horário: a partir das 9h
Local: Porto Social
Endereço: Rua Marques Amorim, 356 – Ilha do Leite

Festival da Juventude 
Data: 219 e 22/9
Horário: sexta-feira – 19h / sábado – 14h às 21h
Local: Igreja A Ponte
Endereço: Rua Cais do Apolo, 594

Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 42 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social.

 

JB Press House


Informações à imprensa

JB Press House
www.jbpresshouse.com

(11) 2599-8249

Giovanna Leopoldi – giovanna@jbpresshouse.com
Júnia Braga – junia@jbpresshouse.com

 


 

Página Relacionada: noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=16851

Matéria no NoticiadorWeb: ONG Visão Mundial incentiva jovens do Recife a transformarem a cidade com festival e laboratório de ideias

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 13/09/2018

Esta notícia já foi visualizada 139 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.