Notícias

Sobratema celebra 30 anos de trajetória dedicada ao desenvolvimento do setor de equipamentos para infraestrutura, construção e mineração

Nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) comemora 30 anos de atividades direcionadas ao desenvolvimento tecnológico, técnico e mercadológico do segmento de máquinas utilizadas na infraestrutura, na construção e na mineração.

 

“Está sendo muito significativo para nós celebrarmos três décadas de trajetória bem-sucedida. Ao longo desse período o mercado de equipamentos vivenciou diversas fases e a Sobratema esteve presente nos momentos mais decisivos, sejam de vitórias ou de desafios, contribuindo para a consolidação e evolução de nosso setor que, atualmente, é reconhecido por sua excelência, inovação tecnológica, produtividade, qualidade e preocupação constante com a segurança e o meio ambiente”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema.

Nos últimos anos, por exemplo, os desafios impostos pelo cenário recessivo da economia e a conjuntura política desfavorável levaram a entidade a atuar de maneira mais contundente, por meio da promoção de ações de cunho técnico, informativo, educacional, mercadológico e, também, em diferentes fóruns, formados por líderes setoriais, a fim de levar propostas e buscar alternativas para ajudar o setor de equipamentos a voltar a crescer. “Um dos movimentos em que atuamos é o Reformar para Mudar, uma iniciativa que une entidades representativas da indústria, do comércio e de serviços, segmentos que respondem por parcela significativa do PIB e pela geração de milhões de empregos”, complementa Mamede.

Desde sua fundação, em 1988, a Sobratema trabalha para a disseminação de informação e novas tecnologias no mercado, por ter a certeza de que o conhecimento é uma ferramenta fundamental para o avanço do setor. Nesse sentido, a entidade sempre buscou novas formas de levar conteúdo de qualidade ao mercado, seja por meio de estudos e pesquisas, como o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, ou pela edição de publicações jornalísticas, como a Revista M&T e a Revista Grandes Construções.

Recentemente, a entidade lançou o Boletim de Mercado, um novo informativo trimestral, elaborado pela EX Ante Consultoria Econômica, que traz análises, informações e dados sobre a indústria de máquinas e equipamentos e os setores que envolvem esse mercado: construção, mineração, agricultura, serviços de infraestrutura, crédito e perspectivas. “Nossa ideia foi reunir informações relevantes sobre as principais áreas que influenciam diretamente a produção e comercialização de equipamentos, com o intuito de fornecer ao nosso mercado um panorama atual e, também, uma avaliação futura que auxilie no planejamento das empresas”, explica o presidente da Sobratema.

Outro segmento de atuação da instituição é o desenvolvimento de pessoas, por isso, na área de Certificação e Desenvolvimento Humano, a Sobratema possui uma parceria com a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, para ofertar a Certificação de Terceira Parte para profissionais do segmento de içamento e movimentação de cargas, como o Rigger, Supervisor de Rigging, Sinaleiro Amarrador, Operadores de Guindastes, Gruas, Guindautos, Pontes Rolantes e Pórticos.

Já o Instituto OPUS de Capacitação Profissional vem realizando uma série de cursos para capacitação e certificação de profissionais em especialidades relacionadas às áreas de equipamentos para construção e mineração. São mais de 6.500 colaboradores formados para mais de 500 empresas. Neste ano, inclusive, lançou o curso Agregados para Construção Civil. Direcionado a engenheiros, técnicos e gestores envolvidos em operações de escavação de rocha, britagem, produção de concreto e asfalto, o curso fornece uma visão prática e atual sobre os principais aspectos da produção de agregados, desde o desmonte de rocha, passando pelos equipamentos, instalações, automação, cuidados ambientais e de segurança, entrando na estrutura de custos envolvidos na operação.

Segundo Mamede, as ações voltadas para qualificação na área de equipamentos para construção e mineração visam elevar a produtividade do setor bem como contribuir para que os profissionais sejam reconhecidos por sua formação e experiência. “Atualmente, as máquinas vêm equipadas com alta tecnologia que demanda uma formação ainda mais especializada por parte dos profissionais”, afirma.  

Como uma entidade que busca integrar profissionais de toda a cadeia produtiva, promovendo, além de conhecimento, relacionamento e networking, a Sobratema, através de suas revistas, realiza eventos técnicos e mercadológicos, como o Workshop Revista M&T, em abril, e o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, em agosto. Já no final do ano acontece o Tendências no Mercado da Construção, tradicional evento estratégico de mercado, onde é divulgado o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e as homenagens aos premiados no Destaque Pós-Venda Sobratema, uma iniciativa do Núcleo Jovem, formado por executivos e profissionais de construtoras, pedreiras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores.

Ainda na disseminação de tecnologias e inovações para o segmento, a Sobratema é a idealizadora de três feiras de negócios: a M&T Expo, maior exposição de equipamentos para construção e mineração da América Latina, que conta com mais de 20 anos de trajetória bem-sucedida e realiza sua 10ª edição em novembro deste ano, a Construction Expo – Feira e Congresso Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, e a M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração. A Messe München (organizadora da bauma) é parceira da Sobratema na promoção da M&T Expo, Construction Expo e M&T Peças e Serviços. A entidade ainda promove a BW Expo – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que será realizada no segundo semestre de 2019.

“Nossa trajetória vitoriosa foi possível apenas porque temos uma equipe profissional dedicada e comprometida. Se os nossos programas, atualmente, estão consolidados e são reconhecidos pelas empresas e pessoas que formam a cadeia produtiva de equipamentos, é porque por trás de cada um deles há um time vitorioso”, reforça Mamede, e acrescenta que, com esse retrospecto de realizações e iniciativas, a Sobratema se mostra pronta para vencer os desafios dos próximos anos.

Página Relacionada: noticiadorweb.com.br/index.php?action=show&secao=exibir_noticia&noticia_id=16848

Matéria no NoticiadorWeb: Sobratema celebra 30 anos de trajetória dedicada ao desenvolvimento do setor de equipamentos para infraestrutura, construção e mineração

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 12/09/2018

Esta notícia já foi visualizada 140 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.