Notícias

Instituto OPUS de Capacitação Profissional lança curso Agregados para Construção Civil

Estruturado em quatro módulos, fornece uma visão geral dos principais aspectos, desde sua produção até a utilização na fabricação de concreto e asfalto

A produção de agregados responde por uma parcela bastante significativa da produção mineral no Brasil. Mesmo assim, ainda há poucas oportunidades de treinamento e atualização profissional neste segmento. Assim, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional decidiu lançar o curso Agregados para Construção Civil.

Direcionado a engenheiros, técnicos e gestores envolvidos em operações de escavação de rocha, britagem, produção de concreto e asfalto, o curso irá fornecer uma visão prática e atual sobre os principais aspectos da produção de agregados, desde o desmonte de rocha, passando pelos equipamentos, instalações, automação, cuidados ambientais e de segurança, entrando na estrutura de custos envolvidos na operação.

Segundo o instrutor do curso Engenheiro José Antonio Tortorelli, o mercado de agregados enfrenta atualmente uma situação muito desafiadora com a redução do nível de atividade do setor de construção. “Esse cenário amplia ainda mais a necessidade de qualificação dos profissionais envolvidos nessa indústria, para buscar o aumento de eficiência nas operações”, explica.

Além disso, de acordo com Tortorelli, os profissionais do segmento têm como grande desafio conhecer os aspectos mais importantes de cada uma das operações da produção de agregados, integrando-as de forma a alcançar uma produção eficiente, segura, ambientalmente adequada e com os custos controlados. “Esse profissional precisa ter capacidade de avaliar os aspectos mais importantes em cada operação envolvida na produção de agregados, de forma a garantir produtividade também”.

Um dos diferenciais do curso é ter uma estrutura modular, ou seja, ele permite que o profissional opte por estudar todos os módulos ou apenas aqueles que são de seu interesse. “O conteúdo programático foi elaborado por profissionais envolvidos neste mercado há mais de vinte anos”, conta Renato Grampa, diretor do Instituto OPUS de Capacitação Profissional.

São quatro módulos: desmonte de rocha, centrais de britagem para produção de agregados, centrais de concreto e usinas de asfalto. O primeiro módulo traz as principais operações envolvidas no desmonte de rocha e a importância de buscar a fragmentação adequada da rocha para otimizar os processos subsequentes de carregamento e britagem. Já o segundo aborda as principais características dos equipamentos que compõem a central de britagem, os fluxogramas típicos utilizados na produção de agregados e aspectos importantes de higiene e segurança nas centrais. O terceiro apresenta os principais tipos de concreto, suas características, aplicações e aspectos de segurança e higiene nas centrais de concreto. Por fim, o quarto mostra os principais tipos de usinas de asfalto, suas características, aplicações e aspectos de segurança e higiene nas usinas de asfalto.

Com carga horária de 40 horas no total, o curso conta com um conteúdo programático formado por aulas teóricas, utilizando recursos multimídia, discussões em grupo, dinâmicas e a realização de exercícios práticos com os participantes, buscando a vivência e a fixação dos conceitos apresentados.

Mais informações: https://sobratema.org.br/Opus

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Instituto OPUS de Capacitação Profissional lança curso Agregados para Construção Civil

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 20/08/2018

Esta notícia já foi visualizada 76 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.