Notícias

VAMOS A LA PLAYA

Estima-se que anualmente entre 8 e 12 milhões de toneladas de resíduos, sobretudo de plástico, vão parar nos mares: praticamente um caminhão inteiro de lixo por minuto.

Estima-se que anualmente entre 8 e 12 milhões de toneladas de resíduos, sobretudo de plástico, vão parar nos mares: praticamente um caminhão inteiro de lixo por minuto. Tudo o que acaba no mar chega depois à costa, ao litoral e às praias. E visto que não se dissolve, compromete inteiros ecossistemas.

O tema do plástico nos oceanos é um dos desafios ambientais mais prementes a nível mundial. Mas nos litorais não são descarregados somente estes tipos de detritos. O mar e os rios descarregam anualmente na areia troncos, arbustos e outros detritos “naturais” que devem ser removidos para dar lugar na temporada do verão aos guarda-sóis, espreguiçadeiras e banhistas. Ou melhor, para a segurança e a felicidade dos banhistas.

Um correto gerenciamento dos resíduos: a limpeza da praia de Oliva, em Valência

Oliva é uma pequena cidade ao sul de Valência, na Espanha, e tem quase 9 km de praias formadas por areia muito fina. E não só: parte do território de Oliva encontra-se no maravilhoso parque natural do Marjal de Pego-Oliva. Uma zona ideal para as férias, como demonstra o fluxo de turistas todos os anos.

Nos meses que antecedem o verão, o serviço de limpeza das praias remove da faixa de areia os detritos naturais que o mar descarrega e, infelizmente, o lixo esquecido pelos turistas ou trazido pelas correntes. Uma empresa valenciana especializada em manutenção dos litorais utilizou umacaçamba peneira MB-S14 para manter as praias limpas empregando menos horas.

Acoplada a uma escavadeira JCB, a caçamba peneira separou a areia da vegetação (plantas, troncos, arbustos) e do lixo. O detrito natural foi posteriormente reutilizado no local para a recuperação de algumas partes do parque e o lixo foi para o aterro.

A natureza do parque foi assim respeitada porque para recuperá-lo foi usada a mesma vegetação. Não foi necessário recuperar outro material, portanto a empresa não teve ulteriores despesas de compra ou transporte. E, trabalhando com uma caçamba peneira no local, não foi necessário transportar o material para uma estação de peneiração. Logo, o parque não foi “poluído” pelos gases de escape do caminhão.

Video https://www.youtube.com/watch?v=3XzWbqtUrNc&t=26s

Nota técnica facultativa:A caçamba peneira MB-S14, adequada para ser acoplada a uma escavadeira de 9 e 20 toneladas, foi estudada especialmente para contextos de médias dimensões que exijam todavia desempenhos de alto nível. Ideal para a seleção antes e depois da britagem – reduzindo em até 60% os tempos de britagem, permite ainda a seleção dos detritos naturais (lodo, detrito de pedreira, terra seca), ou de qualquer natureza, tornando-o disponível no local para o processamento desejado.

As caçambas peneiras MB podem ser acopladas a pás carregadeiras, mini pás carregadeiras, retroescavadeiras e escavadeiras.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: VAMOS A LA PLAYA

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 10/08/2018

Esta notícia já foi visualizada 113 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.