Notícias

Programa Custo Horário da Sobratema recebe atualização e passa a contar com 1222 modelos de equipamentos

Novas famílias e categorias de máquinas foram incluídas no programa interativo

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) atualizou o Programa Custo Horário de Equipamentos, englobando 357 novos modelos de máquinas usadas em obras de todo o país. Com isso, o programa totaliza 1222 modelos, o que representa um crescimento de 41,27% ante a última atualização, que contava com 865.

Esse crescimento é resultado do compartilhamento das informações do Guia Sobratema de Equipamentos, considerado uma referência do setor, por contemplar informações e especificações técnicas dos principais equipamentos da construção, mineração, indústria e agronegócio disponíveis no Brasil.

O programa interativo da Sobratema também apresenta uma alta de 45% no número de categorias de equipamentos, passando de 74 para 107, e um aumento de 50% na quantidade de famílias, totalizando 30 famílias. As 33 novas categorias pertencem a dez novas famílias: carreta hidráulica de perfuração de rocha, compactador combinado – cilindros e pneus, compactador estático 4 cilindros, compactador vibratório tandem, fresadora de asfalto, manipulador telescópico, minicarregadeira (Skid Steer), miniescavadeira, recicladora de asfalto e vibroacabadora de asfalto.

Além disso, a tabela resumo do Custo Horário de Equipamentos também foi ampliada, uma vez que acompanha a quantidade de categorias disponíveis no programa interativo. Agora, os leitores das Revistas M&T e Grandes Construções podem verificar gratuitamente os valores médios de 107 categorias de máquinas, lembrando que esses valores refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas. Há também a possibilidade de acessar a tabela resumo no site oficial.

A Sobratema ainda realizou uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas no país para atualizar nos valores dos insumos que integra o custo horário de um equipamento, tais como: combustível, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre), mão de obra de manutenção e operação, aquisição de equipamentos novos, dentre outros.

O Programa Custo Horário de Equipamentos passa por atualizações regularmente. Interativo, possibilita ao usuário conhecer os custos horários das principais máquinas utilizadas em vários tipos de obras. Ele permite, por exemplo, modificar parâmetros e preços sugeridos, realizar cálculos e simulações, elaborar, guardar e/ou imprimir as planilhas para tê-las como referência. Para os associados da Sobratema, o acesso é gratuito.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Programa Custo Horário da Sobratema recebe atualização e passa a contar com 1222 modelos de equipamentos

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 11/07/2018

Esta notícia já foi visualizada 41 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.