Notícias

Bateria de íon-lítio nacional vai equipar linha de máquinas elétricas da CLARK Empilhadeiras

Tecnologia vai proporcionar maior produtividade, segurança e energia limpa às operações

Vinhedo, São Paulo, 04 de junho de 2018 – A CLARK Empilhadeiras, subsidiária da Clark Material Handling International responsável pela venda de equipamentos da marca no Brasil, vai equipar sua linha de equipamentos das Classes I, II e III com baterias de lítio ítrio fosfato de ferro (LiFeYPO4) de fabricação nacional. A empresa, que vai oferecer o acessório como item opcional, é a primeira a ter equipamentos com a nova bateria em funcionamento no país. Comparada às baterias tracionárias, amplamente utilizadas em empilhadeiras, a bateria de lítio, como também é conhecida, é uma solução mais barata, limpa e segura
para a indústria de movimentação de materiais, pois não exige equipamentos de manipulação para sua troca e nem salas de bateria, reduzindo a zero o custo demanutenção.  


O coordenador e responsável pelas máquinas elétricas da Clark no Brasil, Andersen Torres, destaca que a empresa incluiu a bateria de lítio em seu portfólio por diversos benefícios que a tecnologia proporciona, além de estar sendo amplamente adotada por
empresas na Europa que têm presença no Brasil.


“Nosso diferencial está em equipar as máquinas com baterias em que o BMS (o cérebro da bateria) é desenvolvido no Brasil, o que é positivo para o cliente porque ele terá acesso a manutenções de forma rápida, com técnico especializado nesta tecnologia
na Clark”, afirma.  
Segundo Torres, a bateria de lítio proporciona alto desempenho nas aplicações de tração e elevação de cargas, podendo trabalhar até três turnos consecutivos sem precisar ser substituída. O processo de carregamento deste acessório pode ser feito em apenas quatro horas, para uma autonomia de 16 horas, e sem a necessidade de retirá-la do equipamento, com consumo 30% menor de energia durante o processo se comparada à bateria de chumbo ácido.  
Outros pontos fortes da bateria de lítio são a ausência do “efeito memória”, a não emissão de gases tóxicos, e a não utilização de água para medir a densidade do ácido, pois é totalmente selada. A vida útil do lítio é superior a 10 anos, podendo trabalhar de 5.000 a 7.000 ciclos inclusive sob temperaturas de -40oC a + 85oC.  
A produtividade, por conta das cargas de oportunidade, é um destaque: em quatro horas é possível recarregar uma bateria de 24V e, mesmo realizando cargas incompletas, ela não apresentará desgaste. A bateria ainda contribui com a redução dos custos, pois não requer bateria reserva.  
“Acredito que em 10 anos o cenário será de 80% de máquinas equipadas com baterias de lítio. Aqui no Brasil, já temos clientes operando empilhadeiras elétricas com a bateria e nossa expectativa é que o mercado seja cada vez mais receptivo à tecnologia por seu rápido retorno sobre o investimento”.
 
Equipamentos elétricos 

Com a decisão de introduzir no País uma linha de equipamentos elétricos com os modelos das Classes II e III, a Clark, completou seu portfólio e agregou valor com o opcional das baterias de íon-lítio.  
As empilhadeiras retráteis modelo SRX16 da Classe II tem
capacidade para 1.600 kg de carga, bateria 48V, e vêm com
diferenciais que proporcionam facilidade, praticidade e ergonomia para o operador, como o ajuste de direção 180o/ 360o para maior ganho de produtividade, e fácil acesso ao compartimento do operador, graças à posição dos degraus e distância de 380 mm do chão.  
A alta tecnologia dos Fingertips reúne todas as funções da torre integradas, com alta precisão na elevação e descida da torre. tem tecnologia AC livre de manutenção;
projeto blindado (IP43) e proteção contra superaquecimento; diagnóstico via painel de instrumento de LED digital, pontos de manutenção de fácil acesso e intervalos de manutenção a cada 1.000 horas.
 
Na Classe III, os modelos de transpaleteiras WPX20, com 2.000 kg
de capacidade; PPX20 e PPSX20, com 2.000 kg; e PSX16, com 1.600kg, oferecem modelos com operador a bordo ou andando. As transpaleteiras têm motor de tração AC de 24V de alto
desempenho e velocidades de deslocamento que variam de 6
Km/h a 12 Km/h.  
Os modelos estão equipados com o potente motor elétrico alemão SCHABMÜLLER, que reúne maior tecnologia e proporciona maior economia. A direção elétrica com redução de velocidade nas curvas para os modelos PPXS20 e PSX16 proporciona ao operador menor esforço nas operações e maior segurança. O freio de estacionamento eletromagnético é acionado quando o timão está em posição de descanso.  
 
Reforço na Classe I 

A Série EPX a EPX18/20s e a Série EPX25/30, com as capacidades de 1.800 kg e 2.000 kg e 2.500 kg e 3.000 kg respectivamente, têm todos os motores (dois de tração, direção e elevação) em corrente alternada, sem escovas para trocar e blindados, para evitar entrada de elementos contaminantes; o sistema eletrônico de controle:
ajustável e de programação simples, os módulos eletrônicos permitem configurar os parâmetros da empilhadeira para personalizar o equipamento de acordo com as necessidades dos usuários e da operação, gerando maior produtividade e menor consumode bateria.  
 
Sobre a Clark Empilhadeiras:  
A CLARK Empilhadeiras (www.clarkempilhadeiras.com.br) é uma empresa subsidiária integral da CMHI – Clark Material Handling International, detentora da marca e produtos CLARK. Com sede na cidade de Vinhedo, São Paulo, a CLARK está presente no Brasil desde 1958 e tem operações de vendas de máquinas e uma rede de distribuidores composta por 15 empresas tradicionais no ramo de equipamentos, totalizando mais de 37 pontos localizados em todo território nacional, além de suporte técnico e peças de reposição para a frota já existente no país.  
É responsável pela invenção da empilhadeira em 1917 e, desde então, vem introduzindo vários conceitos inovadores nestes equipamentos, tais como transmissões automáticas,
itens de segurança como a utilização de protetores dos operadores, cinto de segurança, válvulas hidráulicas para proteção do sistema em caso de pane, entre outros.

 
Certificada ISO 9001 e 14001, a empresa assegura aos clientes a garantia em adquirir equipamentos de qualidade e tecnologia.  
 
 

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Bateria de íon-lítio nacional vai equipar linha de máquinas elétricas da CLARK Empilhadeiras

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 12/06/2018

Esta notícia já foi visualizada 132 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.