Notícias

Summit M&T Expo 2018: Abramat debate Indústria 4.0 e suas aplicações à cadeia da construção civil

Seminário será realizado no dia 6 de junho, no São Paulo Expo

No dia 6 de junho, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) promoverá no Summit M&T Expo 2018 um seminário para debater a Indústria 4.0 e suas aplicações à cadeia da construção civil, em 3 eixos – processos de produção de materiais e componentes; processos de execução de obras (incluindo a industrialização da construção); e incorporação de tecnologias a edifícios e cidades inteligentes. Para realizar a inscrição, basta clicar neste link.

Segundo Rodrigo Navarro, presidente executivo da Abramat, esses temas tem muita sinergia com as indústrias de materiais, componentes e sistemas construtivos que estão em constante desenvolvimento de inovações para a cadeia produtiva da construção. “Assim, decidimos apresentá-los na M&T Expo, por ser a principal vitrine do setor de máquinas e equipamentos para construção, e que por consequência atrai público qualificado, interessado em soluções técnicas para aumento de produtividade e industrialização do setor”, explica.

O seminário da Abramat terá início às 10h e contará com as palestras de Bruno Jorge, head de Indústria 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que falará sobre a agenda e perspectivas do Governo brasileiro para o tema, e do professor Fabiano Correa, do departamento de engenharia de construção civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que é especialista nas aplicações das novas tecnologias ao setor.

“A indústria 4.0 já é realidade em diversos setores da indústria no Brasil e no exterior, e os estímulos à suas aplicações faz parte da agenda do governo. Em todo o país o tema pode avançar muito rápido nos próximos anos, pela integração com o BIM e outras tecnologias que resultam em aumento de produtividade, sustentabilidade, desempenho e qualidade das obras entregues”, afirma Navarro. “O estímulo à Industria 4.0 realizado pelo governo e apoiado por entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) é fundamental para que o Brasil atinja um melhor nível de competitividade. Na indústria de materiais, isso não é diferente e estamos colaborando em diferentes esferas com entidades, órgãos de Governo e empresas com esse objetivo”, acrescenta.

A aplicação da Indústria 4.0 à construção civil já está na pauta da Abramat e também de importantes entidades do setor, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscons) em diversas localidades. Para Navarro, ela beneficia o setor, principalmente por meio de sua aplicação nos processos de produção de materiais e componentes, que resultarão em melhorias de qualidade, flexibilização de produção e customizações em escala, que beneficiarão fabricantes e clientes; nos processos de execução das obras, resultando em melhores controles, redução de desperdícios, produtividade e qualidade final; e nos produtos da construção entregues aos usuários finais, por meio da incorporação de funcionalidades com tecnologias de internet das coisas e realidade aumentada.

Além da Abramat, estão confirmados no Summit M&T Expo 2018 eventos promovidos pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc), Fundação Vanzolini e Instituto de Engenharia (IE).

Única feira a ser realizada na área de construção e mineração, a M&T Expo 2018 é a mais importante vitrine tecnológica de seu segmento na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, em uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passa a ser organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil.

Serviço:

M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração

Data: 5 a 8 de junho de 2018

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações: http://www.mtexpo.com.br

 

Sobre a Messe München

A Messe München é uma das empresas líderes mundiais de feiras de negócios. Organiza cerca de 50 feiras de bens de capital e de consumo e as mais importantes feiras de alta tecnologia em Munique e em outros países. A cada ano, mais de 30.000 expositores e cerca de dois milhões de visitantes participam em eventos realizados no centro de feiras e exposições da Messe München, no ICM – Internationales Congress Center München e no MOC Veranstaltungscenter München (Centro de Congressos de Munique). Além disso, a Messe München organiza feiras em países como China, Índia, Turquia e Rússia. A Messe München tem uma presença empresarial global com afiliadas na Europa, Ásia e África e mais de 60 representantes estrangeiros trabalhando em mais 100 países.

Sobre a Sobratema

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir conhecimentos e informações e participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração. Com 29 anos de atividade, conta com o apoio de mais de 650 associados  (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parcerias estratégicas, com as principais entidades  e empresas do setor da construção e da mineração no Brasil e Exterior. A entidade possui a Inteligência de Mercado, dedicada a estudos e pesquisas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas das empresas, o Instituto Opus para capacitação profissional, a Sobratema Publicações para edição de livros e revistas técnicas. Além disso, organiza eventos especializados: a BW Expo – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Summit, Workshop, Fórum Infraestrutura, Tendências no Mercado da Construção e as Missões Empresariais, que levam profissionais para as mais importantes feiras internacionais dos setores da construção e da mineração.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Summit M&T Expo 2018: Abramat debate Indústria 4.0 e suas aplicações à cadeia da construção civil

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 29/05/2018

Esta notícia já foi visualizada 93 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.