Notícias

Summit M&T Expo 2018: Seminário da Fundação Vanzolini aborda aspectos da construção da infraestrutura em ambiente urbano

Evento será realizado no dia 7 de junho e vai trazer também o debate sobre a aplicação de gestão sustentável no segmento

O Seminário Cidades: Soluções Inteligentes e Sustentáveis pretende mostrar, com dois exemplos práticos, como a sustentabilidade econômica e sócio-ambiental pode ser obtida por meio do planejamento e controle das operações urbanas. Promovido pela Fundação Vanzolini, no dia 7 de junho, durante o Summit M&T Expo 2018, o evento está com as inscrições abertas. Para participar, basta clicar neste link.

“O Summit M&T Expo 2018 proporciona um encontro não apenas do que se faz de mais moderno no campo da construção, mas também das visões de como será planejado, projetado e construído o futuro do setor, em benefício das pessoas e do meio ambiente”, destaca o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da certificação AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

O Seminário conta com uma programação abrangente, que irá abordar os aspectos da construção da infraestrutura do ambiente urbano, incluindo as modernas formas de parceria público-privada para a habitação, e o transporte metropolitano em prol da mobilidade, com sustentabilidade. Além disso, será debatida a aplicação da gestão sustentável para a obtenção de um desempenho sócio-econômico-ambiental para todos os tipos de infraestruturas, lineares (aquaviárias, rodoviárias, ferroviárias e outras) e não lineares (aeroportos, parques logísticos, e outras).

Entre os palestrantes do evento da Fundação Vanzolini estão o professor Martins, Andra Robert de Carvalho, secretária-executiva de Parcerias Público-Privadas da Habitação, professor Marcelo Pessoa, do grupo de pesquisa CONECTICIDADE – USP, e Marcos Correa Lopes, coordenador do Programa STAQ – Transporte Sustentável e Qualidade do Ar, desenvolvido no âmbito das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo – EMTU.

A Fundação Vanzolini possui um convênio de cooperação técnica com a EMTU para a elaboração de referencial técnico com vistas à obtenção de certificação de qualidade ambiental AQUA-HQE para infraestruturas de transporte público de passageiros. Segundo o professor Martins, os trabalhos preliminares com a EMTU serão divulgados durante o Seminário. “Em termos de certificação, há também uma proposta de certificação pioneira de uma infraestrutura aquaviária, ainda em estudos”, adianta.

A certificação AQUA-HQE traz critérios de gestão e temas e categorias de desempenhos sistematizadas, que permitem uma abordagem abrangente nos projetos e construções de infraestruturas, e que são verificados também de modo sistemático por meio das avaliações e auditorias independentes presenciais, por pessoal qualificado pela Fundação Vanzolini, que atua em cooperação com a USP.

Além da Fundação Vanzolini, estão confirmados no Summit M&T Expo 2018 eventos promovidos pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas (Analoc) e Instituto de Engenharia (IE).

Única feira a ser realizada na área de construção e mineração, a M&T Expo 2018 é a mais importante vitrine tecnológica de seu segmento na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, em uma iniciativa da Sobratema, a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção. Com isso, a feira passa a ser organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil.

Serviço:

M&T Expo 2018 – 10ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração

Data: 5 a 8 de junho de 2018

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações: http://www.mtexpo.com.br

 

Sobre a Messe München

A Messe München é uma das empresas líderes mundiais de feiras de negócios. Organiza cerca de 50 feiras de bens de capital e de consumo e as mais importantes feiras de alta tecnologia em Munique e em outros países. A cada ano, mais de 30.000 expositores e cerca de dois milhões de visitantes participam em eventos realizados no centro de feiras e exposições da Messe München, no ICM – Internationales Congress Center München e no MOC Veranstaltungscenter München (Centro de Congressos de Munique). Além disso, a Messe München organiza feiras em países como China, Índia, Turquia e Rússia. A Messe München tem uma presença empresarial global com afiliadas na Europa, Ásia e África e mais de 60 representantes estrangeiros trabalhando em mais 100 países.

Sobre a Sobratema

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir conhecimentos e informações e participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração. Com 29 anos de atividade, conta com o apoio de mais de 650 associados  (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parcerias estratégicas, com as principais entidades  e empresas do setor da construção e da mineração no Brasil e Exterior. A entidade possui a Inteligência de Mercado, dedicada a estudos e pesquisas para subsidiar a tomada de decisões estratégicas das empresas, o Instituto Opus para capacitação profissional, a Sobratema Publicações para edição de livros e revistas técnicas. Além disso, organiza eventos especializados: a BW Expo – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Summit, Workshop, Fórum Infraestrutura, Tendências no Mercado da Construção e as Missões Empresariais, que levam profissionais para as mais importantes feiras internacionais dos setores da construção e da mineração.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Summit M&T Expo 2018: Seminário da Fundação Vanzolini aborda aspectos da construção da infraestrutura em ambiente urbano

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 28/05/2018

Esta notícia já foi visualizada 89 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.