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B2Rent: 5 boas práticas na gestão de empresas de locação

Algumas dicas básicas: Faça um inventário de produtos e equipamentos; Mantenha um registro de locações; Faça uma análise de empresas de locação concorrentes; Nunca deixe de fazer o pós-vendas; Tenha um software de gestão.

 

Administrar uma empresa de locação de equipamentos é uma tarefa que exige muito do gestor. Afinal, são muitas atribuições para uma pessoa só, que vão desde o treinamento dos colaboradores até a escolha dos itens a serem locados e o relacionamento com os clientes.

Por isso, é recomendável que algumas boas práticas sejam colocadas em ação nesse tipo de organização. Pensando nisso, elencamos uma série de dicas para ajudar na gestão da sua empresa de locação. Confira a seguir.

1. Faça um inventário de produtos e equipamentos

Toda empresa de locação precisa ter um controle rigoroso de todos os itens que fazem parte de seu portfólio disponibilizado ao público. A ideia é que todos os produtos sejam listados, categorizados e identificados com código de barras para que a localização seja mais rápida no sistema.

Recomenda-se que o balanço do seu inventário seja realizado pelo menos uma vez ao ano para verificar se tudo está em ordem e se nada está faltando. Caso algum item não esteja no local, por exemplo, você pode buscar no sistema quem foi o último cliente que o alugou, aumentando as chances de encontrá-lo.

2. Mantenha um registro de locações

É importante que toda e qualquer movimentação seja devidamente registrada. Cada cliente deve ter um cadastro completo, com telefone, endereço físico e eletrônico, informações pessoais e outros dados que o identifiquem.

Desse modo, sempre que um equipamento é locado, você precisa registrá-lo no cadastro do cliente. Assim, é possível fazer as cobranças corretamente, localizar os equipamentos facilmente e garantir que o item será devolvido.

3. Faça uma análise de empresas de locação concorrentes

Para tomar decisões importantes para a empresa, uma ideia interessante é conhecer o trabalho da concorrência. O objetivo dessa pesquisa não é copiar estratégias, mas sim identificar os pontos fortes e fracos da empresa concorrente.

Isso fará você estar sempre um passo à frente, acertando naquilo que o concorrente erra e sendo ainda melhor naquilo que ele é bom. Essa é uma maneira eficaz de sua empresa de locação se destacar em seu local de atuação.

4. Nunca deixe de fazer o pós-vendas

O serviço de locação não termina depois que o cliente devolve o produto. Por isso, o pós-vendas é um processo essencial para que os clientes da sua empresa se sintam valorizados e voltem a fazer negócios com você em ocasiões futuras.

Seja proativo! Após o cliente devolver o equipamento locado, envie para ele uma pesquisa de opinião sobre a qualidade do produto, o atendimento da empresa, etc. Peça ao cliente para dar uma nota a cada item avaliado, assim é possível ter um indicador para embasar decisões futuras.

5. Tenha um software de gestão

Um software de gestão é ideal tanto para desenvolver as tarefas citadas anteriormente quanto para manter o controle de funcionários, os contatos de consultorias personalizadas e o alinhamento de processos, por exemplo.

Atualmente existem plataformas que podem reunir todos esses serviços em um único ambiente e que oferecem acesso pela internet, de qualquer lugar, característica fundamental para prestadores de serviço como você.

 

Fonte: B2Rent Blog

Página Relacionada: (www.b2rent.com.br/blog/boas-praticas-na-gestao-de-empresas/)

Matéria no NoticiadorWeb: B2Rent: 5 boas práticas na gestão de empresas de locação

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 26/04/2018

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