Notícias

Classificação das fresas de topo

Nesse texto você vai conhecer a classificação das fresas de topo por geometria e formas de usar fresas de topo inteiriças.

 


 


Número de canais

Geralmente os números de canais são: dois, três, quatro e seis.  A diferença no número de canais conduz à diferença na área do bolsão de cavacos (canal).

Bolsões de cavacos são usados para distribuir os cavacos produzidos durante a usinagem.  A figura 5B.3 mostra a proporção da área dos canais em relação à seção transversal de uma fresa de topo rotacionado.

Geralmente, com o aumento do número de canais, mais estreita ou menor torna-se a área dos canais, mas aumenta a rigidez da ferramenta.  As características e aplicações dependem do número de canais. (figura 5B.1).
 


 


 

Comprimento da aresta de corte

Quando uma fresa de topo é encaixada em um mandril ela sofrerá deflexão devido a resistência de corte durante a usinagem como mostra a figura 5B.4   O total da deflexão é proporcional a resistência de corte, é proporcional ao cubo do comprimento, total que vai desde o topo do mandril até a extremidade da fresa de topo.

Para reduzir a deflexão total e produzir a usinagem de uma superficie vertical, podem ser usadas fresas de topo com um comprimento total curto.  Por este motivo, as fresas de topo têm seus comprimentos de canal dividos de acordo com os seguintes tipos abaixo:
a) Extracurta
b) Curta
c) Padrão
d) Semilonga
e) Longa
f) Extralonga

 


Ângulo da Hélice

Geralmente uma fresa de topo têm o sentido da hélice horário (figura 5B.5) e será usada através da rotação no sentido horário, olhando pelo lado da haste.  Ferramentas de corte que são usadas através da rotação no sentido anti-horário são chamadas de fresas de topo esquerdas.  A figura 5B.2 mostra uma fresa com o sentido de corte horário.


O ângulo da hélice das fresas de topo geralmente têm 30graus.  Uma hélice com ângulo pequeno apresenta uma menor agudez, e quando o ângulo da hélice é maior, a agudez da fresa de topo aumenta.  Entretanto se o ângulo da hélice aumenta, a força axial aumneta e tende a puxar a fresa de topo em direção ao material.  Figura 5B.2 mostra as caracterísiticas e as aplicações dos diferentes ângulos das hélices das fresas de topo.

 

 

 

Aresta de corte periférica

A figura 5B.3 mostra várias geometrias e características de uma fresa de topo.
 

 

Aresta de corte de topo

Figura 5B.4 mostra os vários tipos de aresta de corte das fresas de topo.

Entre elas há dois tipos de aresta de corte central que inclui dois tipos. Um tipo tem arestas longas e curtas (figura 5B.4a, c) e, o outro tipo tem arestas que tocam o centro. (Figura 5B 4.b)
 

 

Geometria da haste

Figura 5B.5 mostra várias geometrias, tipos e caracdterísticas das hastes e prolongamento nas mais variadas fresas de topo.

Entre elas estão os tipos, "haste clíndrica com plano" e "haste combinada", principalmente encontradas nas fresas de topo indexáveis.
 


 

 


PARA NÃO ESQUECER
-As fresas de topo de 4-canais são geralmente usadas para fresamento a 90graus e fresas de topo de 2 canais são usadas para ranhuramento.
-As fresas de topo mais usadas são de 2, 3 e 4 canais. Quanto mais canais, maior a rigidez, mas com a diminuição dos bolsões de cavacos, ocorre a redução da eficiência de expulsão de cavacos. Quanto mais canais, melhor será o acabamento da superfície.
-O ângulo da hélice é geralmente entre 0graus e 60gruas. Hélices de 30graus são mais comuns. Com o aumento do ângulo da hélice aumenta a agudez da aresta de corte.
-Quanto menor o deslocamento lateral, melhor será o acabamento da superfícei. Entretanto a eficiência é reduzida.  Quanto maior o deslocamento lateral, maior será a eficiência da usinagem, mas não teremos um bom acabamento da superfície.
 

 

A cada semana temos novidades no Blog da Usinagem. Siga-nos nas redes sociais ou cadastre-se para receber nossa Newsletter.

 

Blog da Usinagem é uma iniciativa da FERRUSI, empresa pernambucana que atua como distribuidor de ferramentas de usinagem e acessórios para máquinas operatrizes e também ferramentas de metal duro MITSUBISHI MATERIALS, fresas de aço rápido, brocas, bits, bedames, pastilhas de solda, limas rotativas dentre outras.

 

Contatos:
Fones: (81) 3441-6072 / 3269-5759
WhatsApp: +55 81 8629-6979 (clique e fale)
e-mail: ferrusi@ferrusi.net
Website: www.ferrusi.net

Facebook: Facebook.com/FerrusiUsinagem

Instagram: Instagram.com/ferrusiusinagem

Página Relacionada: www.ferrusi.net/blog-da-usinagem

Matéria no NoticiadorWeb: Classificação das fresas de topo

Autor: Blog da Usinagem

Data de Publicação: 07/09/2019

Esta notícia já foi visualizada 696 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.