Notícias

Sobratema Summit: Fórum MATCON debate estratégias para aproximar indústria do usuário final de material de construção

Programação do Summit vai até amanhã, dia 9, com seminários sobre compliance, construção industrializada, rental, certificação, sustentabilidade, geossintéticos e tratamento de efluentes e de resíduos

O Fórum MATCON, que integra a programação do Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, debateu como as estratégias digitais de comunicação podem aproximar a indústria do usuário final. O case, apresentado por Suzanne Darie, da área de Comunicação Corporativa & Marketing Sales Region Americas da Volvo Construction Equipment, destacou os desafios na integração digital no relacionamento e negócios com os canais de vendas e marketing. “Apesar da maioria dos países da América Latina falar o mesmo idioma, eles possuem culturas distintas, o que dificulta a comunicação da fábrica com o cliente final”.  

O desafio foi focar em inovação na comunicação através das mídias sociais (facebook, canal do YouTube e Instagram), cada um com um tipo de abordagem para o segmento de atuação da Volvo CE, focando nos públicos consumidores de três marcas distintas: Volvo (marca premium), Telex Trucks, SDLG (marca chinesa, com presença no Brasil que atua no segmento de equipamentos robustos e não exige tecnologia embarcada).

O resultado foi sair de um índice de curtidas no faebook da ordem de 1.396 em 2016 para mais de 264 mil lem 2016. Além dos números, a estratégia nas mídias sociais proporcionou a identificação de seu principal usuário: os operadores de máquinas no Brasil. Para 2017, Suzanne aposta no YouTube como ferramenta para que os operadores de máquinas que estão no canal testem os equipamentos e disseminem os benefícios da microescavadeira. Assim, esses operadores serão os maiores influenciadores e, consequentemente, identificados como embaixadores da marca.

Em outra palestra, Victor Penedo, presidente da Corporate Transitions International, trouxe uma nova abordagem e visão de gestão em tempos modernos, onde a internet e as novas tecnologias tornaram o tempo de pensar as estratégias e os caminhos das organizações mais abreviado, em meio a uma sociedade que ainda vive o modelo top down, com um líder e seus subordinados. Ele defendeu a ideia de que as organizações, culturas, pessoas e países, devam atuar num modelo de rede, partindo de sete pilares, o que definiu sua própria metodologia chamada Maturity Index: confiança, compromisso, co-criação, conexão, comunicação, carinho; celebração e correção do curso. Essa visão, segundo ele, evita os chamados tsunamis sociais, que hoje estamos vivendo em todo o mundo porque as pessoas vivem de forma hierarquizada.

E se a tecnologia avança a cada segundo, Cristina Penna, da Neoway, usa a inteligência dos dados, com o fenômeno do big data, para tornar dados em informações estratégicas para a indústria de construção, a partir de análises, tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas, como foi o sucesso da Portobello, com o projeto Radar, desenvolvido pela Neoway. A partir da análise dos dados, a companhia integrou varejo à engenharia, o que resultou num aumento de 65% no faturamento.

A Semana das Tecnologias Integradas acontece no São Paulo Expo e conta com os principais eventos dos setores da construção, do meio ambiente e de equipamentos: BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.

_____________________________________________________________________________

 Uso do BIM também contribui para maior transparência na construção civil

O BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem de Informações da Construção, vem revolucionando a forma como são pensados e concebidos os projetos arquitetônicos da atualidade. A utilização da arquitetura digital prevê a criação de espaços que privilegiam o acolhimento do público, maior luminosidade natural de espaços internos e aproveitamento de fatores geográficos, políticos e sociais na concretização de novos projetos arquitetônicos. Esse foi o recado principal dos palestrantes do seminário Arquitetura Contemporânea e Sustentável, no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que está sendo realizada no São Paulo Expo.

Planejar, levando em conta as necessidades dos diversos atores do cenário social, é algo que pode resultar em projetos customizados, que encantam pelo design original, sustentável, lucrativo no cenário de economia criativa e, sobretudo, possam reforçar a transparência, ao criar indicadores objetivos capazes de regular a relação entre agentes públicos e privados. “À medida que tivermos projetos mais bem desenvolvidos, com envolvimento de toda a cadeia produtiva, e previsão de custos bem definida, impede-se atos ilícitos, comuns em cenários em que os processos estão soltos e sem metodologias de controle”, avalia Eduardo Sampaio Nardelli, coordenador de Educação Continuada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nardelli, que coordenou o Seminário, vê como positiva a criação por parte do governo brasileiro do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modeling (CE-BIM), por meio de decreto presidencial, datado de 05 de junho passado. “O comitê precisa identificar os atores envolvidos no processo e rever a legislação que trata da contratação de projetos e obras, porque as regras atuais são extremamente ruins. Daí, definir como tais agentes poderão migrar para essa nova sistemática de contratação de serviços”, conclui.

O CE-BIM será composto por um membro titular e um suplente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que o presidirá, da Casa Civil, do Ministério da Defesa, dos Ministérios do Planejamento, Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, das Cidades e da Secretária-geral da Presidência da República.

_____________________________________________________________________________

Terex anuncia sistema de educação à distância exclusivo a operadoras de guindastes

Durante a 3ª M&T Peças e Serviços 2017 – Feira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, promovida nesta semana, em São Paulo, a Terex Latin America lançou o sistema de Ensino a Distância EAD Mundo dos Guindastes, criado exclusivamente para treinar, atualizar e qualificar operadores de guindastes. A plataforma conta com uma metodologia inteligente de estudo que combina qualidade, comodidade e praticidade. O primeiro curso online, totalmente produzido no Brasil, introduz o participante na operação e segurança de guindastes móveis.

“Apresentamos um conteúdo dinâmico, interativo, atualizado e em conformidade com as NRs e normas técnicas nacionais e internacionais, vigentes atualmente”, explica o engenheiro de automação Ricardo Belike, gerente sênior de serviços do segmento de Cranes da Terex Latin America. Durante o treinamento, os conhecimentos adquiridos pelos participantes serão testados, por meio de exercícios e provas. Assim, ele só avança para os próximos módulos se atingir o desempenho necessário e ao final do curso, o aluno recebe um certificado de participação.

Serviço:

Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos

Eventos: BW Expo, Construction Expo, M&T Peças e Serviços e Sobratema Summit

Data: 7 a 9 de junho de 2017

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Horário: das 9h às 18h

http://www.sobratema.org.br
 

Fórum MATCON está reunindo lideranças da indústria, varejo e distribuição de materiais da construção no Sobratema Summit
Crédito foto: Simone Ezaki
 

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Sobratema Summit: Fórum MATCON debate estratégias para aproximar indústria do usuário final de material de construção

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 08/06/2017

Esta notícia já foi visualizada 259 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.