Notícias

AssessoriaIntegrada realizou Curso sobre NR-10 na Associação de Locadores de São Paulo

Dia 28 de maio aconteceu – na sede da Alec em São Paulo – um workshop com o direcionamento de uma apostila esclarecida pelos profissionais renomados: Sr. Felipe Xavier engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, a enfermeira e professora universitária, Sra. Maria Luiza , coordenados pelo engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Dr. José Eduardo de Souza, que realizaram este evento capacitando um grande grupo de trabalhadores para prevenção de acidentes com o segmento elétrico.

(foto de Allan Sicsic)

Dia 28 de maio aconteceu – na sede da Alec em São Paulo – um workshop com o direcionamento de  uma apostila esclarecida pelos profissionais renomados: Sr. Felipe Xavier engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, a enfermeira e professora universitária, Sra. Maria Luiza , coordenados pelo engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Dr. José Eduardo de Souza, que realizaram este evento capacitando um grupo de trabalhadores para prevenção de acidentes com o segmento elétrico.

 

Antes de acontecer esse curso,  um operário que trabalhava na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), estádio que sediou o jogo do dia 13/06 ( Chile X Austrália) morreu eletrocutado, dia 08 de maio, por volta das 11h, horário local.

 

Mohamed Ali Maciel, 32, aparentemente estava arrumando dutos de energia do corredor que vai para os camarotes quando sofreu uma descarga elétrica, segundo informou a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa de Mato Grosso. O operário chegou a ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no próprio estádio, mas não resistiu.  Mohamed é o nono operário morto em obras de estádios para a Copa do Mundo de 2014. Arenas localizadas em Brasília, Manaus e São Paulo também registraram mortes de trabalhadores.

Para que fatalidades assim não se repitam, é indicado à empresas que invistam em cursos e treinamentos aos seus funcionários, pois os riscos de acidentes que existe á margem desses profissionais  é gigantesco.

 

 

 

A boa nova, é que o comitê organizacional da AssessoriaIntegrada já está programado outros cursos de capacitação para os colaboradores Rental que fazem  manutenções de máquinas e equipamentos, dentre eles os Cursos:

NR-12, onde estarão sendo capacitados em Betoneiras, Misturadores, Guinchos de Coluna, Ferramentas Elétricas, etc.

NR-35,Trabalhos em Altura.  NR-13, Compressores e Caldeiras.

Também serão feitos “in company” nas diversas cidades brasileiras que queiram capacitar seus colaboradores.

 

Entendendo melhor a NR 10:

NR-10 é a Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade.

 

 

Regulamento Técnico: Estabelece características de produtos e/ou processos, incluindo disposições administrativas aplicáveis, devendo ser seguida obrigatoriamente, pois são publicados através de lei, portaria ou resolução (NRs, RDCs, etc.).

Norma Técnica: Documento aprovado por instituição reconhecida, onde são previstas regras, diretrizes ou características de produtos ou processos, não havendo a necessidade de ser seguida obrigatoriamente, em princípio (NBRs, etc.).

Normas Regulamentadoras – NR 10

Tem como função oferecer condições e informações para garantir condições de segurança adequada a todos os trabalhadores da área de eletricidade e àqueles que trabalham nas suas proximidades;

 

 

NORMAS TECNICAS

Normas técnicas da ABNT são de aplicação voluntária, em princípio (NBR 5410, NBR 14.039, etc.) e

através de dispositivos legais como o Código de Defesa do Consumidor e da própria NR 10, a aplicação das normas técnicas torna-se compulsória e obrigatória.

 

 

 

 

 

 

 

Por Ramone Soraia

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: AssessoriaIntegrada realizou Curso sobre NR-10 na Associação de Locadores de São Paulo

Autor: Ramone Soraia

Data de Publicação: 16/06/2014

Esta notícia já foi visualizada 1016 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.