Notícias

Aumento da capacidade: 2 guindastes Terex All-terrain operando em cais flutuante da Amazônia

O porto de Chibatão faz parte da zona franca de Manaus, sendo um dos maiores portos privados da América Latina e ocupando uma área de milhão de metros quadrados e 40 mil TEUs de capacidade fixa. Assim como Manaus, o porto de Chibatão passou por uma ampliação significativa, graças ao desenvolvimento industrial da região; no entanto, mais uma vez seu moderno cais flutuante precisava ser ampliado.

Manaus, Brasil. Dezembro de 2013. 1.500 km do oceano, no Rio Negro – um dos mais importantes afluentes do Amazonas. O porto de Chibatão faz parte da zona franca de Manaus, sendo um dos maiores portos privados da América Latina e ocupando uma área de milhão de metros quadrados e 40 mil TEUs de capacidade fixa. Assim como Manaus, o porto de Chibatão passou por uma ampliação significativa, graças ao desenvolvimento industrial da região; no entanto, mais uma vez seu moderno cais flutuante precisava ser ampliado. Foi aí que a Tomiasi Logística Pesada e seus três guindastes Terex Todo-terreno entraram em cena.
 
Cais flutuante
O porto de Chibatão possui a peculiaridade de que os navios que aportam para descarregamento ficam ancorados em um moderno cais flutuante com 450 m de comprimento. Esse cais consegue atender até 4 embarcações com calado entre 12 a 20 metros, sendo ligado à terra por uma ponte que é parcialmente flutuante e parcialmente apoiada por pilares. Esta é uma parte do motivo pelo qual a ampliação de uma pista da ponte mostrou-se um grande desafio.
"As instalações da Tomiasi encontram-se não muito distantes dali. Assim, para enviar os guindastes apenas os colocamos em uma barcaça, totalmente carregada. Foram apenas 40 minutos para embarcá-los e 1 hora para deixá-los prontos para o trabalho", disse Jander Roque, Analista Comercial na Tomiasi. "A dificuldade estava no fato de que tínhamos que realizar uma elevação tripla com guindastes sobre barcaças". 
 
"A carga de cada seção era de 320 t a 360 t. Nós temos um guindaste Terex sobre esteiras que poderia fazer o trabalho se estivesse em terra. Porém, nesse caso, para distribuir a carga em várias barcaças usamos 3 guindastes Terex Todo-terreno, sendo um AC 200-1, um AC 350/6 e um AC 500-2", acrescentou.
 
As secções da ponte também foram transportadas por barcaça e posicionadas próximas aos guindastes. Uma vez ali, a equipe de 8 profissionais da Tomiasi (3 operadores, 4 auxiliares e 1 coordenador de elevação) procederam com o ajuste e elevação da carga.
 
"Operar a partir de barcaças é uma operação extremamente delicada e precisa. Devido à nossa localização no Amazonas, na Tomiasi somos bastante experientes, mas nunca deixa de ser um desafio", disse < Enoque Neto >. "Nesse tipo de operação, o monitoramento da carga é essencial. É por isso que o uso de 3 guindastes Terex Todo-terreno com sistema de controle IC 1 é útil. Sabemos que as medidas são precisas e consistentes nos guindastes. Com tudo correndo de acordo com o planejado e sem atrasos por causa do tempo, conseguimos concluir o trabalho em apenas 5 dias".
 
 
Sobre a Tomiasi Logística Pesada
Com 23 guindastes Terex, de modelos RT 780 a modelos AC 500-2, a Tomiasi Logística Pesada faz parte do Grupo Chibatão. Situada em Colônia Oliveira Machado, em Manaus, a Tomiasi une a mais moderna tecnologia em equipamentos a uma equipe de profissionais qualificados. Seu extenso portfólio de serviços inclui elevação de cargas pesadas, transporte, logística de contêineres e muito mais. Durante a construção do Estádio Arena da Amazônia, a Tomiasi ofereceu solução logística no transporte e lançamento de estruturas aos clientes Construtora Andrade Gutierrez e Martifer Construções e Montagem. Sendo a maior empresa de logística do norte do Brasil construída ao longo de 20 anos, a empresa acumulou um extenso portfólio que endossa seu desempenho para empresas. A Tomiasi esteve presente nos trabalhos do estádio desde o início, oferecendo para a Andrade Gutierrez guindastes de lança telescópica para o transporte de concreto, pré-moldado e os guindastes AC 140, RT 130 e RT 780 para elevação de painéis de concreto pré-moldados. Na montagem e na desmontagem, também disponibilizou dois guindastes torre SK 575 e um AC 350-1 com jib. Durante a pré-instalação das partes metálicas pela Martifer, forneceu dois AC 200-1, dois AC 140 e um RT 780. Finalmente, para elevar os componentes metálicos pesando até 100 t, dentro de um raio de 30 metros, eles usaram um guindaste treliçado sobre esteiras CC 2400-1.
Para saber mais, acesse: www.tomiasi.com.br
 
Sobre o guindaste Terex Todo-terreno AC 500-2
Com um transportador de apenas 17,1 m (56 ft) de comprimento, o Terex® AC 
500-2 é o guindaste de 8 eixos mais compacto de sua categoria. É possível alcançar uma altura máxima de trabalho de 145,8 m (478 ft) com extensão de lança articulada. O guindaste oferece enorme potência por todo o alcance da capacidade de elevação, por meio de recursos como o design aprimorado do corte transversal da lança principal e o Superlift lateral reforçado. O desenho das sapatas estabilizadoras em forma de estrela ajuda a assegurar a necessária estabilidade. Os curtos tempos de montagem e a facilidade de uso do sistema de controle IC-1 tornam as operações com o guindaste seguras e as condições de trabalho confortáveis. O design cuidadosamente bem planejado do guindaste oferece transmissão incrível de potência do motor, resultando em desempenho excelente tanto em autoestrada como no canteiro de obras.
 
Sobre o guindaste Terex Todo-terreno AC 200-1
Com comprimento total de 14,1 m (46,1 ft), o Terex® Todo-terreno AC 
200-1 é o guindaste de cinco eixos mais curto na categoria com capacidade para 200 t (220 US t). Sua lança principal padrão alcança até 67,8 m (222,4 ft), em alcance máximo de 100 m (328 ft), quando equipada com a extensão da lança principal e a extensão variável. Quatro conjuntos de sapatas estabilizadoras melhoram o acesso ao canteiro de obras, ao mesmo tempo que o moderno sistema de controle IC-1, com monitor colorido e tela de toque, fazem do guindaste Todo-terreno AC 200-1 especialmente fácil de operar. Um motor de 390 kW (530 hp) oferece um mecanismo de direção potente e eficiente em termos de custo, sendo complementado por transmissão automática de 16 marchas, projetado para proporcionar alto desempenho e excelente capacidade de rampa, ao mesmo tempo em que atinge velocidade de até 85 km/h (53 mph). Seu motor de superestrutura independente oferece uma potência útil de 170 kW (231 hp). Combinando potência e alta mobilidade, quatro dos cinco eixos (ou cinco dos seis eixos, se configurado como guindaste AC 200-1P) são eixos de direção que permitem que o Todo-terreno AC 200-1 vire dentro de um raio de 11,05 m (36,25 ft).
 
Sobre o guindaste Terex Todo-terreno AC 350/6
Um dos guindastes Todo-terreno com 6 eixos mais compactos na categoria com capacidade para 350 t (400 US t) atualmente disponível no mercado, o Terex® AC 350/6 esbanja excepcional capacidade de elevação e segurança para o operador. Apresentando um moderno sistema de proteção contra quedas para acesso seguro durante o trabalho em altura e o cômodo Sistema de Elevação de Jib Articulada patenteado da Terex, o guindaste Todo-terreno AC 350/6 proporciona elevação rápida e fácil, além de segurança. Com uma lança telescópica de comprimento máximo de até 64 m (210 ft) para obter comprimento máximo de um sistema incrivelmente compacto de 125,7 m (412, 4 ft), esse potente e versátil guindaste de 6 eixos pode elevar o desempenho de guindastes maiores – na categoria com capacidade para 400 t (440 US t), em uma variedade de situações na obra. É possível carregar acessórios adicionais sobre caminhões convencionais dentro do limite de largura de 2,55 m (8,4 ft).
 
 
Sobre a Terex
A Terex Corporation é um fabricante diversificado global de uma ampla variedade de equipamentos, estando focada em entregar soluções confiáveis e voltadas para clientes de muitas aplicações incluindo as dos segmentos de construção, infraestrutura, extração, mineração, expedição, transportes, refinaria, energia, serviços públicos e de fabricação. A Terex conta com cinco divisões de negócios: Aerial Work Platforms; Construction; Cranes; Material Handling & Port Solutions e Materials Processing. A Terex oferece produtos e serviços financeiros para auxiliar na aquisição de equipamentos, através da Terex Financial Services. Para saber mais acesse o site: www.terex.com.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Aumento da capacidade: 2 guindastes Terex All-terrain operando em cais flutuante da Amazônia

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 20/02/2014

Esta notícia já foi visualizada 2720 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome  
E-mail  
Telefone  

Desejo receber notificações se alguém mais comenta a noticia.